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Ultramaratona de montanha

  • 13/03/2019 17:11

Por: Lúcia Magalhães

A preparação para participar de qualquer prova de corrida nunca é fácil. Exige tempo, dinheiro, abrir mão de outros compromissos e muita disciplina. Você tem um planejamento a cumprir e eu acredito que quanto mais complexa a sua prova alvo mais estratégico deve ser seu plano.

No caso das ultramaratonas de montanha você não tem apenas o tempo de prova como seu principal adversário, mas também tem a altimetria da prova, a alimentação durante a prova, os tipos de terreno que você encontrará e o provável clima que encontrará no dia. Acredito que existem outros desafios que não me vêm a mente agora, mas devem ser tão importantes quanto os que citei. Na minha opinião, para quem se prepara para o primeiro grande desafio de encarar uma prova de aproximadamente 100km ou mais, deve iniciar um namoro com a distância antes mesmo de você estar inscrito na prova. E se você gosta de performar nas provas que participa, então quanto antes puder iniciar esse relacionamento melhor ainda.
               

A preparação é altamente desafiadora, eu acredito que mais difícil que a prova em si são os treinos para ela. Os treinos para uma ultra são verdadeiras viagens ao mundo interior em que você passa a maior parte do tempo conversando com você mesmo e muitas vezes será seu único e maior incentivador, prepare-se para ultrapassar e ignorar as dores musculares que poderá sentir depois de horas e horas correndo.

O ritmo de uma ultramaratona nos permite apreciar mais a paisagem do que as provas mais curtas e intensas, porém deve-se tomar cuidado para não desviar sua atenção da suplementação, alimentação, além da hidratação evitando que mais lá na frente aspectos fisiológicos indesejáveis venham te importunar. Quanto mais inteiro você conseguir se manter, quanto mais você conseguir seguir seus planos e correr dentro do ritmo proposto mais assertivo será seu resultado.

Claro, uma ultramaratona de montanha conta com aspectos externos também que estão fora de nosso controle, por exemplo: chuvas inesperadas, frio ou calor excessivos, ou uma torcida de pé são coisas que pode ocorrer e que as vezes nos tiram do nosso “prumo”, porém eu acredito que quanto mais bem treinado fisicamente e psicologicamente mais chances você terá de sobreviver aos aspectos que estão fora do nosso controle.

Bons treinos! Bons ventos!


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