Motivação para 2021

Data da postagem:

Motivação para 2021

DATA DA POSTAGEM: 28/12/2020

Olá Trail Runners, aqui estamos fechando o ano e, infelizmente, continuamos num momento complicado devido à pandemia do novo corona vírus (Sars-coV-2). Sem a confirmação de um calendário de provas, continuar treinando e se preparando tornou-se um grande desafio para a maioria dos atletas, até mesmo profissionais. 

Além dos reflexos físicos, reforço a atenção com nossa saúde mental, pois nossa motivação pode ser duramente afetada, não somente nos esportes, mas também na vida cotidiana. 

O que nos mantém determinados a seguir em frente, na busca por um objetivo se este objetivo não existe? Com tantas frustrações no calendário de 2020, como focar e continuar direcionados para a melhoria de performance ou simplesmente manter a rotina de treinamentos? 

São várias as teorias da motivação, mas todos os autores, independentemente da época a qual se dedicou ao estudo do tema, são unânimes com relação à afirmação de que, o indivíduo é internamente motivado. Podemos ser influenciados por nossos impulsos, pelo ambiente onde vivemos, atrações, necessidades fisiológicas (fome, sono, frio, calor, etc.), relacionamentos, autoestima, realizações pessoais, entre outros fatores. 

Em resumo, a dica para continuar trilhando seus caminhos é manter sempre um objetivo em mente. Se não temos competições oficiais, foque na melhoria de seus tempos, na perda de peso, na melhoria de seus indicadores de saúde, na prevenção de doenças, na maior regularidade nos treinos, enfim, tenha sempre uma meta! 

Exemplos de sucesso aconteceram com o aumento significativo de competições no estilo FKT (Fastest Know Time), ou traduzindo, Melhor Tempo Conhecido (recorde do percurso). 

Isso fez com que não somente atletas profissionais como Kilian Jornet ou Pau Capell se desafiassem na tentativa e quebra de recordes em diferentes terrenos e percursos, mas também movimentou comunidades ao redor do mundo.  

Aqui no Brasil, talvez o maior exemplo de sucesso seja a organização da ONE HUNDRED, que aliou performance e tecnologia num evento de 100 milhas extremamente bem organizado. Diz aí se você não ficou com vontade de participar e seguir o “fantasminha”? 

Se está passando por um mau momento, conte com sua família, amigos, treinadores, companheiros de equipe, pessoas que podem te auxiliar a quebrar a rotina e sair da zona de conforto.  

Para 2021 vamos manter o otimismo, torcer para que a pandemia acabe e que possamos viver novamente bons momentos juntos, porque mais do que nunca, juntos somos sim, mais fortes! 

 

Raphael Bonatto 

Treinador – Go On Outdoor